A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM HIDRATAÇÃO APÓS A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Uma das principais orientações das organizações de saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus é a higienização correta das mãos. De fato, as pessoas têm se mostrado bastante atentas aos cuidados de higiene das mãos, lavando-as incontáveis vezes ao dia com água e sabão e aplicando o álcool em gel quando necessário. E, apesar de recomendados e totalmente necessários, tais cuidados com a higienização das mãos acabam por prejudicar a pele local. Por isso, para que as mãos estejam efetivamente higienizadas e, mais do que isso: seguras, devemos estar atentos também quanto à integridade e hidratação da pele.

A lavagem com frequência das mãos acaba por remover a oleosidade natural da pele, o que pode gerar ressecamento e fissuras e, consequentemente, pode favorecer infecções microbianas. Portanto, como devemos de fato higienizar as mãos com frequência, a solução é repor essa hidratação perdida com o uso de cremes hidratantes, para que as mãos se mantenham íntegras e seguras.

Dentre as principais soluções para hidratação em alta, destacam-se os produtos que contenham em sua composição glicerina, que possui benefício hidratante e também age retendo água na pele e a mantendo lubrificada e suavizada; e também os ativos botânicos. Assim, a BIOTAE Extratos Botânicos possui em seu portfólio diversos ativos botânicos glicerinados, que podem potencializar a formulação de produtos hidratantes para as mãos:

O Pêssego (Prunus persica (L.) Batsch) possui em sua composição aminoácidos, sais minerais, carboidratos, provitamina A e os ácidos cítrico, málico e tartárico. Dentre as suas propriedades para a pele, destaca-se seu potencial hidratante e remineralizante devido à combinação de carboidratos e sais minerais, além de agir como antioxidante, protegendo as células da pele do envelhecimento precoce causado pela ação dos radicais livres.

A Amêndoa Doce (Prunus amygdalus var. dulcis) apresenta em sua composição ácidos graxos, tocoferol, vitaminas, sais minerais e glicídios. Devido a essa combinação de moléculas, age amaciando e tonificando a pele ressecada, contribuindo para a integridade dos tecidos e para a hidratação da pele.

Por fim, a Aloe Vera possui em sua composição mucilagens, vitaminas e sais minerais, que são responsáveis pelas propriedades hidratante, cicatrizante, protetora de pele e regeneradora de tecidos. Age, assim, mantendo as mãos hidratadas e prevenindo o ressecamento, escamação e rachaduras na pele, contribuindo para mantê-las seguras e protegidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALONSO, J. R. Tratado De Fitofármacos E Nutracêuticos. 1a Ed, São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.

CUIDADOS PELA VIDA. Qual a importância de hidratar as mãos depois da rotina de limpeza com água e sabão? Cuidados Pela Vida. 05 Mai. 2020. Disponível em: < https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/qual-importancia-hidratar-maos-depois-limpeza-agua-sabao>. Acesso em 14 Set. 2020.