A (RE)DESCOBERTA DAS ARGILAS EM APLICAÇÕES COSMÉTICAS

Por BIOTAE
21 jan 2020, 12h00

É perceptível no setor de cosméticos e beleza uma grande demanda por produtos os quais possuam formulações sustentáveis, à base de insumos naturais e isentos de testes em animais. A busca por formulações de origem natural e eco-friendly tem gerado um grande destaque às argilas, que voltam a tona nas formulações devido aos seus benefícios de aplicação e, também, por serem ecologicamente corretas.

As argilas são importantes constituintes da crosta terrestre e fazem parte de vários tipos de solo, sendo encontradas em seu estado puro ou também conjugadas a outros minerais. São constituídas por pequenas partículas cristalinas de argilominerais e matéria orgânica. São utilizadas com finalidades terapêuticas desde os primórdios da civilização, sendo aplicadas historicamente no tratamento de feridas, picadas de animais e tratamentos estéticos. As aplicações de máscaras faciais argilosas são  consideradas uma das preparações cosméticas mais antigas em tratamentos de beleza.

A forma estrutural e a composição mineralógica são fatores que definem as propriedades de cada argila, sendo as condições geológicas de formação de cada local responsáveis pelas diferentes argilas. Assim, as argilas da região Amazônica, por exemplo, contam com um pool de matéria orgânica vegetal advindo de folhas, frutos e minerais. As diferentes cores das argilas são indicativos dos diferentes constituintes, por exemplo: a argila verde apresenta o diferencial de possuir em sua composição silício, alumínio e titânio, enquanto que a argila vermelha apresenta o diferencial de possuir em sua composição oxido de ferro e cobre.

As argilas possuem diversos benefícios cosméticos, sendo suas propriedades variáveis em relação às suas diferentes cores. Essa redescoberta das argilas tem gerado a aplicação desses materiais nas mais diversas formulações cosméticas desde, principalmente, máscaras faciais e dermocosméticos até maquiagens e produtos para hair care.

Pensando nessa tendência cosmética, a BIOTAE Extratos Botânicos apresenta a linha de blends de ativos botânicos e argilas BIO Skin Care, nas versões GREEN Extract e RED Extract, que potencializa os benefícios já conhecidos das argilas com nossos ativos botânicos exclusivos. O GREEN Extract associa os benefícios da Argila Verde com o Matchá e o extrato seco solúvel de Hortelã, sendo utilizado em formulações cosméticas antioxidantes, adstringentes, regeneradoras, suavizantes e relaxantes, com aplicação em máscaras faciais para todos os tipos de pele, bem como produtos purificantes, suavizantes e para limpeza de pele. O RED Extract associa os benefícios da Argila Vermelha com os extratos secos solúveis de Cúrcuma e Pimenta Caiena, sendo utilizado em formulações cosméticas antioxidantes, regeneradoras, tensoras, reguladoras da microcirculação e anti-idade, com aplicação em máscaras faciais para todos os tipos de pele, bem como produtos purificantes, anti-poluição, anti-idade e rejuvenescedores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALONSO, J. R. Tratado De Fitofármacos E Nutracêuticos. 1a Ed, São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.

BALDUINO, A. P. Z. Estudo da Caracterização e composição de argilas de uso cosmético. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde) – Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2016.

BARNES, J.; ANDERSON, L. A.; PHILLIPSON, J. D. Fitoterápicos. 3a Ed, Porto Alegre: Artmed, 2012.

CARVALHO, S. I. C.; et al. Pimentas do Gênero Capsicum no Brasil. Embrapa Documentos, Brasília, n. 94, dez. 2006.

SAAD, G. A. et al. Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciência na Prática Clínica. 2a Ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.