PRO-AGEING: O CONCEITO DE ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Por BIOTAE
18 set 2019, 15h02

A indústria cosmética tem revisto alguns conceitos e buscado abordagens mais inclusivas em suas ações. Dentre os conceitos que tem sido revisitados, a ideia de envelhecimento têm ganhado uma nova roupagem. Muitas marcas estão evitando o uso dos termos “anti-aging” e “anti-idade”, partindo da percepção de que o envelhecimento é algo natural e belo. Assim, surge o conceito de “pro-ageing”, onde não existe mais a busca por uma aparência jovem e “perfeita”, mas sim uma apreciação da idade e busca por um envelhecimento saudável. Dessa forma, as formulações têm sido atualizadas, procurando não mais “apagar” todas as marcas do envelhecimento, mas sim valorizar a percepção de uma pele saudável. Para tal, são destacados principalmente os produtos com benefícios revitalizantes e suavizantes de manchas.

A pele possui melanócitos que produzem de forma contínua os melanossomas, que são organelas que contém o pigmento melanina. Dentro dessas organelas, a tirosina é convertida em melanina, que dá cor à pele, através da ação da enzima tirosinase. Através de diferentes estímulos, como por exemplo exposição solar, pode-se ocorrer uma maior produção de melanina, gerando hiperpigmentação. A presença de manchas pode ocorrer, também, por uma distribuição desigual dos melanócitos devido a fotodanos cumulativos. Assim, a suavização de manchas pode ser atingida por cosméticos que possuam ativos que atuem como inibidores da tirosinase (o chamado mecanismo de ação da hidroquinona), ou também outros mecanismos como remoção da melanina, renovação celular, fotoprotetores e antioxidantes.

Alinhando-se a essa tendência, a BIOTAE Extratos Botânicos apresenta o CLAREoff Dermo, um blend de ativos botânicos que possui em sua composição flavonóides, antocianidinas e vitaminas, principalmente a vitamina C. Possui benefícios como atividades antioxidante, suavizante e emoliente, destacando-se a presença da Vitamina C, que é um importante agente antioxidante, sendo capaz de inibir etapas de oxidação presentes na formação da melanina com ação equiparável à hidroquinona. Pode ser aplicado em formulações dermocosméticas que busquem manter a pele revitalizada e com aspecto saudável, suavizando manchas e linhas de expressão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALONSO, J. R. Tratado De Fitofármacos E Nutracêuticos. 1a Ed, São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.

BARNES, J.; ANDERSON, L. A.; PHILLIPSON, J. D. Fitoterápicos. 3a Ed, Porto Alegre: Artmed, 2012.

ESPINAL-PEREZ, L.E.; MONCADA, B.; CASTANEDO-CAZARES, J.P. A double-blind randomized trial of 5% ascorbic acid vs. 4% hydroquinone in melasma. Int J Dermatol., v. 43, n.8, p. 604-607, ago. 2004.

PREMIUM BEAUTY NEWS. Pro ageing: “Let me be me!”. Premium Beauty News. 17 abr. 2017. Disponível em: < https://www.premiumbeautynews.com/en/pro-ageing-let-me-be-me,13261>. Acesso em 23 set. 2019.

SAAD, G. A. et al. Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciência na Prática Clínica. 2a Ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

TESKE, M.; TRENTINI A. M. M. Herbarium – Compêndio de Fitoterapia. 3a Ed, Curitiba: Herbarium, 1997.