HIGIENE E SEGURANÇA DAS MÃOS: A PROCURA POR PRODUTOS MULTIFUNCIONAIS

Por BIOTAE
24 JUL 2020, 11h30

A pandemia do novo coronavírus provocou diversas mudanças e incertezas para a Indústria Cosmética. Não se sabe de fato quais serão os impactos da Covid-19 a longo prazo, porém já foram identificadas algumas tendências e comportamentos dos consumidores que podem nortear o posicionamento das marcas. Por reflexo do isolamento social, o consumidor tem valorizado cada vez mais termos como “auto-cuidado”, “bem-estar”, “consumo essencial” e “responsabilidade social e ambiental”. Mas dentre as palavras-chave que estão em alta, as de maior e mais duradouro impacto seriam “higiene” e “segurança”.

Segundo estudo realizado pelo Instituto Qualibest, entre os dias 10 e 22 de março, 94% dos brasileiros e brasileiras mudaram os seus hábitos de higiene. O ato de lavar e higienizar as mãos é apontado como uma das formas mais importantes de se evitar contaminações. O mesmo estudo apontou, ainda, um aumento do uso do álcool em gel em 67%.

Atrelado ao cuidado mais rigoroso com a higiene e segurança das mãos, surgem outras necessidades devido ao ressecamento da pele. Na verdade, uma pele íntegra e bem hidratada age como uma barreira para os microorganismos, portanto o termo “reparação da pele” aparece como destaque também quando se pensa em mãos seguras. Como mencionado anteriormente, os consumidores estão bastante atentos ao “consumo essencial”, escolhendo com mais cautela o que adquirir. Por isso, ganham espaço os produtos multifuncionais, os quais disponibilizem diversos benefícios, otimizando a compra do consumidor.

Dessa forma, há uma busca por as formulações as quais promovam higiene e segurança para as mãos, porém não sejam tão agressivas e, na verdade, atuem também hidratando e promovendo reparação da pele. Assim, entram em evidência loções, géis e espumas antissépticas que possam agregar esses benefícios e, ainda, sejam eco-friendly e seguras ao meio-ambiente, pois o consumidor também se mostra bastante atento à responsabilidade ambiental.

Tendo em mente esses posicionamentos do mercado, a BIOTAE Extratos Botânicos desenvolveu o ativo botânico Bioprotect Vegan como solução para formulações multifuncionais de géis, loções e espumas antissépticas os quais aliem higiene, segurança e hidratação da pele. O Bioprotect Vegan possui comprovada ação antisséptica, promovendo redução no crescimento dos microorganismos em 99% da contagem inicial*. Produzido a partir de uma associação do Alecrim do Campo com ativos botânicos exclusivamente selecionados, o Bioprotect Vegan é isento de parabenos e petrolatos, sendo mais seguro ao meio ambiente e aplicável em formulações veganas e naturais.

* Teste realizado: Teste de Eficácia de Produto Antisséptico “Time to Kill” com os microorganismos Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Salmonella enterica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSMETIC INNOVATION. 94% dos brasileiros mudaram hábito de higiene depois da pandemia. Cosmetic Innovation. 07 Mai. 2020. Disponível em: <https://cosmeticinnovation.com.br/94-dos-brasileiros-mudaram-habito-de-higiene-depois-da-pandemia/>. Acesso em: 23 Jul. 2020.