HIGIENE PET: CUIDADOS COM A LIMPEZA DAS PATAS APÓS PASSEIOS

Passear com o cachorro é uma atividade simples, porém de extrema importância para a qualidade de vida do animal, melhorando sua saúde física e mental. Os cães são animais sociais e percebem o mundo a sua volta principalmente através do olfato, portanto sair à rua significa proporcionar ao animal uma gama incontável de cheiros e, consequentemente, estímulos mentais. Além disso, o passeio é também o momento no qual o cão pratica uma atividade física, tornando-o menos sedentário e trazendo benefícios fisiológicos.

Igualmente importante a passear com o cachorro é a realização da limpeza das patas do animal assim que ele volta da rua. O acúmulo de sujeira nas patas pode causar irritações, inflamações ou infecções e, ainda, dificulta a identificação de ferimentos e picadas de insetos e parasitas. Ademais, em época de pandemia do novo coronavírus, é imprescindível higienizar as patinhas dos pets, posto que eles podem entrar em contato com os demais familiares e com objetos do dia-a-dia.

Entretanto, a limpeza das patas dos cachorros deve ser realizada com atenção. Não se deve utilizar álcool 70, por exemplo, posto que pode gerar ressecamento e rachaduras das patas ou, ainda, intoxicação do animal a partir da lambedura. Outros produtos de limpeza de casa também não devem ser utilizados de forma alguma, posto que podem causar grande risco à saúde dos pets. Por ser uma região sensível, as patinhas devem ser limpas com produtos suaves, que aliem hidratação à higiene. Recomenda-se a lavagem das patas com um shampoo neutro veterinário e secagem com uma toalha. A limpeza pode ser realizada, também, de forma mais prática com lenços umedecidos e loções antissépticas limpa-patas. Porém, é importante ficar atento para a utilização de formulações menos agressivas, que possuam em sua composição ativos os quais contribuam para a hidratação da região.

A BIOTAE Extratos Botânicos possui em seu portfólio o ativo Bioprotect Vegan, que possui comprovada ação antisséptica, promovendo redução no crescimento dos microorganismos em 99% da contagem inicial*. É indicado para compor formulações antissépticas menos agressivas, que promovam hidratação e integridade das patinhas. Produzido a partir de uma associação do Alecrim do Campo com ativos botânicos exclusivamente selecionados, o Bioprotect Vegan é isento de parabenos e petrolatos, sendo também mais seguro ao meio ambiente. Outro ativo bastante indicado para potencializar formulações para as patinhas é o extrato de Aloe Vera, que possui em sua composição mucilagens, vitaminas e sais minerais, que são responsáveis pelas propriedades hidratante, cicatrizante, protetora de pele e regeneradora de tecidos, contribuindo para manter as patas seguras e protegidas.

* Teste realizado: Teste de Eficácia de Produto Antisséptico “Time to Kill” com os microorganismos Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Salmonella enterica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BLOG PETZ. Lava patas de cachorro: saiba como lavar essa região. Blog Petz. 24 jun. 2020. Disponível em: <https://www.petz.com.br/blog/dicas/lava-patas-de-cachorro/>. Acesso em: 02 dez. 2020.

ROSSI, A. Passear com cachorro melhora a qualidade de vida de toda a família. Canal do Pet – IG. 31 dez. 2016. Disponível em: <https://canaldopet.ig.com.br/colunas/alexandre-rossi/2016-12-31/passear-cachorro.html>. Acesso em: 02 dez. 2020.