MERCADO PET ATENTO À SUSTENTABILIDADE

Por BIOTAE
23 set 2019, 15h02

Seguindo a grande tendência mundial de sustentabilidade, o mercado pet tem se alinhado ao conceito “eco-friendly” e buscado soluções que não agridam o meio ambiente, desde alimentação até roupas e acessórios. A indústria de higiene e beleza pet tem presenciado um crescimento de marcas com formulações naturais, “clean label” e mais responsáveis quanto às origens de seus insumos.

O Brasil é o segundo país no mundo com maior população de animais de estimação, sendo ao todo 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. É de suma importância, então, que tal mercado seja antenado quanto à praticas sustentáveis em toda sua cadeia de produção, desde os insumos ao descarte final. Por isso, as marcas de higiene e beleza pet tem priorizado formulações mais naturais, isentas de parabenos e petrolatos.

Os parabenos são uma classe de compostos químicos utilizados normalmente como conservantes, oferecendo proteção contra bactérias, fungos e outros microrganismos. No entanto, sua utilização acarreta impacto ao meio ambiente, um dos motivos os quais tais compostos estão sendo substituídos. Outros componentes que têm sido evitados são os derivados de petróleo, pois são produzidos através de exploração mineral, podendo gerar diversas complicações ao meio ambiente, como contaminação de águas e riscos aos organismos aquáticos.

Atenta a essa tendência, a BIOTAE Extratos Botânicos apresenta a linha de ativos botânicos EcoPet, composta por insumos aplicáveis à formulações com claims vegano, natural, “clean label” e “free from”. Produzida com diferentes unidades botânicas selecionadas, a linha EcoPet utiliza como conservantes os compostos ácido sórbico e benzoato de sódio e é fabricada com solvente extrator de origem natural: glicerina vegetal e água.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUBS, Z. What Are Parabens? The Truth About Skincare’s Biggest Bad Guy. Elle UK, 21 ago. 2018. Disponível em: < https://www.elle.com/uk/beauty/skin/articles/a36356/what-are-parabens/>. Acesso em: 27 jun. 2019.

G1. Mercado pet aposta em produtos sustentáveis para cães e gatos. Pequenas Empresas & Grandes Negócios. 05 nov. 2017. Disponível em: < http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2017/11/mercado-pet-aposta-em-produtos-sustentaveis-para-caes-e-gatos.html>. Acesso em: 23 set. 2019.

SALLVE. Petrolato: a substância que você precisa conhecer (e evitar?). Sallve, 08 fev. 2019. Disponível em: < https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/petrolato-a-substancia-que-voce-precisa-conhecer-evitar>. Acesso em: 27 jun. 2019.

TUBALDINI, R. Animais e Sustentabilidade – Dicas ecológicas para os pets. Cachorro Gato. Disponível em: < https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/animais-sustentabilidade/>. Acesso em: 23 set. 2019.