O FENÔMENO DAS INDIES BRANDS

Por BIOTAE
10 dez 2019, 14h30

Muito além de modismo, o surgimento das indie brands é um fenômeno que está movimentando a indústria cosmética e ditando as tendências do mercado. Se entende por “indie brand” as marcas de produção independente, mais progressistas, inovadoras e criativas, que não utilizam processos e métodos de gestão convencionais.

Mais próximas dos consumidores, as indie brands geralmente nascem com um propósito muito bem definido, preenchendo lacunas deixadas pelas grandes marcas. Com grande influência digital e um marketing direcionado, as indie brands conseguem se conectar com as parcelas de consumidores que não se identificam com marcas maiores. Por isso, muitas indie brands são diretamente ligadas a alguma iniciativa social e têm uma “história” a contar, com conceito e mensagem. Dessa forma, sendo alinhadas e atentas as principais buscas dos consumidores, 86% das indie brands brasileiras possuem portfólio totalmente vegano, enquanto que 74% das marcas possuem portfólio totalmente natural, segundo levantamento realizado pela Factor-Kline

Por serem mais arrojadas e próximas ao consumidor, as indie brands têm garantido muito êxito em seus empreendimentos, gerando crescimento anual de cerca de 40%, enquanto que o mercado de cosméticos “tradicional” no Brasil teve um crescimento de 2,7%. Porém essas marcas independentes representam apenas 1% do faturamento do setor cosmético no Brasil, indicativo que trabalham ainda com pequenos volumes, pequenos lotes de produção e pegada mais artesanal, tanto no produto quanto embalagem. De fato, ainda segundo estudo da Factor-Kline, 90% do capital investido na abertura dessas marcas são dos próprios fundadores.

Alinhado a essas tendências geradas pelas indie brands, a marca ‘Peter Paiva’ é conhecida por reinventar o conceito de ‘saboaria artesanal’, elaborando produtos de qualidade com extratos enriquecidos com ativos botânicos. Hoje a marca disponibiliza matérias-primas para venda em pequenos volumes, além de cursos especializados para o desenvolvimento e aprendizagem no setor de indie brands.

Conheça mais sobre a marca nas redes sociais

instagram.com/peterpaiva

https://bit.ly/2rpb9Ct

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

JIMENEZ, J. Tendências – Indie Beauty. Cosmetics Online. Jul./Ago. 2018. Disponível em<https://www.cosmeticsonline.com.br/noticias/detalhes-colunas/137/indie+beauty>. Acesso em: 10 dez. 2019.

MARTINS, R. “Indie brands” de cosméticos crescem mais de 40% ao ano no Brasil, diz estudo da Factor-Kline. Brazil Beauty News. 10 dez. 2019. Disponível em: <https://www.brazilbeautynews.com/indie-brands-de-cosmeticos-crescem-mais-de-40-ao,3462>. Acesso em: 10 dez. 2019.

MISSIAGGIA, M. O que querem as Indie Brands? Diário do Comércio. 06 mar. 2019. Disponível em: <https://dcomercio.com.br/categoria/negocios/o-que-querem-as-indie-brands>. Acesso em: 10 dez. 2019.

TALK SCIENCE. Indie Brands mudan a maneira de consumir cosméticos. Talk Science. 15. Jan. 2019. Disponível em: <https://science.talknmb.com.br/indie-brands-cosmeticos/>. Acesso em: 10 dez. 2019.