PASSIFLORA INCARNATA E SEU POTENCIAL CONTRA O ESTRESSE

Por BIOTAE
19 set 2019, 17h02

Nos dias de hoje, estamos imersos numa rotina acelerada, com um fluxo grande de informações que acaba gerando fadiga mental e, muitas vezes, situações de estresse e ansiedade. Seja pelo trânsito nas grandes cidades, situação econômica, problemas familiares ou mesmo a vida urbana, é raro encontrar alguém que não se queixe de alguma situação estressante no seu dia-a-dia. Tais situações geram cansaço e exaustão que, se freqüentes, podem gerar algumas complicações.

O termo “estresse” tem sido usado indistintamente e, por definição biológica, se caracteriza como uma defesa natural de sobrevivência, ou seja, um mecanismo fisiológico do organismo frente a situações de perigo, no qual há liberação de  uma série de mediadores químicos para provocar uma reação fisiológica de fuga ou confronto. Porém, traduzindo tal termo para uma abordagem mais moderna, o estresse pode ser entendido como o acúmulo de pequenos problemas do dia-a-dia contemporâneo, no qual essa cronicidade de estímulos estressantes pode gerar conseqüências danosas ao organismo, como aumento da pressão arterial, dores musculares, exaustão emocional, dentre outros diversos sintomas.

Cada dia mais as pessoas tem procurado na natureza formas de recarregar as energias após um dia exaustivo. É sabido que atividade física freqüente e boa alimentação são boas práticas para prevenção dos sintomas de estresse moderno.  Segundo uma pesquisa publicada periódico Frontiers in Psychology, um simples passeio no parque, no qual há contato com a natureza, ajuda a reduzir os níveis de estresse. Existe, também, uma crescente demanda por ativos botânicos que auxiliem nesses quadros de estresse, os chamados “calmantes naturais”.

Dentre esses ativos, pode-se destacar a Passiflora incarnata, chamada também de “flor-da-paixão”, denominação atribuída pelos sacerdotes espanhóis em referência ao formato e aspecto das suas flores, que remetem à “paixão de Cristo”. A Passiflora incarnata possui em sua composição ativos como flavonóides, em destaque a vitexina. As principais atividades da Passiflora incarnata estão atreladas ao seu efeito ansiolítico e sedativo, sendo utilizada como auxiliar em transtornos de ansiedade e do sono e, também, como  calmante e relaxante natural em casos de fadiga mental e estresse. Esses benefícios se relacionam aos flavonóides constituintes e à sua afinidade pelos receptores do ácido gama aminobutírico (GABA-A).

A BIOTAE Extratos Botânicos possui em seu portfólio o Extrato Seco Padronizado de Passiflora incarnata, no qual há o teor mínimo de flavonóides totais calculados como vitexina de 2,5%, garantindo a qualidade e a padronização das formulações naturais que buscam promover bem-estar e saúde.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALONSO, J. R. Tratado De Fitofármacos E Nutracêuticos. 1a Ed, São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.

BARBOSA, V. Anda estressado? Experimente 20 minutos de natureza por dia. Exame. 08 abr. 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ciencia/anda-estressado-experimente-20-minutos-de-natureza-por-dia/>. Acesso em: 17 set. 2019.

BARNES, J.; ANDERSON, L. A.; PHILLIPSON, J. D. Fitoterápicos. 3a Ed, Porto Alegre: Artmed, 2012.

PORTAL DRAUZIO VARELLA. Estresse: Entrevista. Portal Drauzio Varella. 16 jul. 2019. Disponível: < https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/estresse-entrevista/>. Acesso em: 17 set. 2019.

SAAD, G. A. et al. Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciência na Prática Clínica. 2a Ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.