PULGAS E CARRAPATOS: A INFESTAÇÃO CAUSA DESCONFORTO E OUTRAS COMPLICAÇÕES

Por BIOTAE
11 nov 2019, 10h00

Quando percebe-se que os animais de estimação estão se coçando frequentemente, pode ser indicativo da presença de pulgas e carrapatos. A coceira vem acompanhada de vermelhidão na pele, podendo ocorrer pequenas lesões pelo corpo, o que causa um extremo desconforto aos pets. Porém, além do incomodo, as pulgas e carrapatos podem também causar outras complicações e transmitir doenças, portanto é imprescindível tratar e prevenir a infestação desses parasitas.

As pulgas são pequenos insetos amarronzados que se movimentam rapidamente e possuem a habilidade de saltar. Se alimentam de sangue e têm preferência a lugares quentes e abafados, portanto se encontram mais constantemente nas orelhas, pescoço, barriga e próximo a cauda dos animais de estimação. Já os carrapatos são aracnídeos de tamanho maior em relação às pulgas e de lenta locomoção, sendo mais fácil de serem encontrados do que as pulgas. Também se alimentam de sangue e, geralmente, são mais encontrados em cães.

A presença desses parasitas pode gerar algumas complicações aos pets, dentre elas a dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP), sendo esta uma doença de pele comum em cães e gatos que se manifesta como uma dermatose pruriginosa resultada pela hipersensibilidade causada pelas proteínas presentes na saliva das pulgas.  Desta forma, é muito importante ficar atento ao seu animal de estimação, verificar a presença desses parasitas e tratá-los corretamente em acompanhamento de um veterinário. Existem diversas formas de tratamento e utilizar produtos de higiene adequados auxilia na remoção e no alívio dos sintomas causados pelas infestações.

Pensando em soluções botânicas que auxiliem em casos de infestações de pulgas e carrapatos, a BIOTAE Extratos Botânicos apresenta o ativo botânico DESPULGA, que  reúne diferentes extratos botânicos que ajudam à repelir os parasitas e, também, auxiliam a combater o prurido e demais lesões gerados pelas infestações, sendo ideal para compor formulações de produtos de higiene com benefício antipulgas. Produzido com matérias-primas naturais, o DESPULGA é aplicável às linhas livres naturais, veganas e livres de parabenos e petrolatos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALONSO, J. R. Tratado De Fitofármacos E Nutracêuticos. 1a Ed, São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.

BLOG PETZ. Como eliminar pulgas e carrapatos em cães e gatos? Blog Petz, 7 fev. 2018. Disponível em: < https://www.petz.com.br/blog/saude-e-cuidados/como-eliminar-pulgas-e-carrapatos-em-caes-e-gatos/>. Acesso em: 15 ago. 2019.

FERRARI, R; BARBOSA, A. M; ORNELAS, S. S; DEL LANO, M. E; BARBOSA, A. C. L. Confrei (Symphitum offinale) Aspectos botânicos, fitoquímicos e terapêuticos. Ensaios e ciência: ciências biológicas, agrárias e da saúde, 2012.

HNILICA, K. A. Dermatologia de Pequenos Animais: Atlas colorido e guia terapêutico 3 ed., Cap.7, p. 175-225, Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2012.

HARVERY, R. G., MACKEEVER, P. J. Manual Colorido de Dermatologia do cão e do gato: diagnostico e tratamento, p. 240, Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2004.

SOARES, S.F. Repelência de extratos de plantas e do deet (n,ndiethyl-m-toluamide) em Amblyomma cajennense (ACARI:IXODIDAE). 2008. 91 p.