SAÚDE DIGESTIVA: CONHEÇA ALGUNS EXTRATOS BOTÂNICOS AUXILIARES

Por BIOTAE
23 abr 2020, 11h00

Devido à correria do dia-a-dia, muitas vezes não damos a devida importância à dieta balanceada e saudável em nossas rotinas. Principalmente nas grandes cidades, é muito comum a substituição de uma refeição completa e equilibrada por lanches rápidos, fast foods e/ou refeições processadas. Pois essas escolhas podem trazer complicações à saúde digestiva, gerando sintomas como dores de estomago, inchaço, prisão de ventre, entre outros.

Como abrir mão da praticidade na rotina nem sempre é uma opção viável, é recomendado a inclusão de frutas na dieta, bem como a realização de atividades físicas regulares e a diminuição das quantidades de café, pois é uma bebida ácida que pode prejudicar a saúde digestiva. Os extratos botânicos podem auxiliar de forma natural a minimizar os desconfortos associados à saúde digestiva.

Uma das plantas mais utilizadas é o Boldo-do-chile (Peumus boldus Molina.), que foi muito empregada pelas comunidades indígenas dos Andes chilenos. Possui em sua composição ativos como alcalóides, dos quais se destaca a boldina, e também flavonóides e derivados flavônicos. Devido à presença dos alcalóides e dos flavonóides, apresenta propriedades hepatoprotetoras, eupépticas e coleréticas. Dessa forma, age estimulando a secreção biliar e auxiliando na proteção contra toxicidade hepática, sendo empregada em casos de indigestão, para ajudar no alívio dos sintomas de desconforto, náuseas, queimação, inchaço ou flatulência.

Outra planta que ganha destaque é a Carqueja (Baccharis trimera (Less) DC.), uma espécie que foi utilizada por povos indígenas sul-americanos para tratamento de diversas enfermidades. Apresenta em sua composição flavonóides (dentre estes hispidulina, rutina e outros) e lactonas. Graças à presença dos flavonóides, em especial a hispidulina, apresenta benefícios hepatoprotetores, agindo como detoxificante hepático e contribuindo para o bom funcionamento do fígado e do sistema digestivo.

A Sálvia (Salvia officinalis L.) é outra planta de benefícios importantes para a saúde digestiva, sendo seu nome derivado de Salus, que significa saúde. Possui em sua composição princípios amargos, flavonóides e ácidos fenólicos. Devido à presença dos princípios amargos, apresenta atividade gastroprotetora e eupéptica, e devido a presença de flavonóides e ácidos fenólicos, possui ação colerética. Assim, age protegendo a mucosa gástrica e estimulando a secreção biliar, sendo empregada em casos de indigestão, para ajudar no alívio dos sintomas de desconforto, queimação, náuseas, inchaço ou flatulência.

Outra planta bastante conhecida é o Sene (Cassia angustifolia Vahl.), bastante utilizado na Antiguidade como laxante. Apresenta em sua composição antraquinonas e derivados antracênicos, dentre eles os senosídeos A, B, C e D. Devido à presença dos senosídeos, apresenta efeito laxante, estimulando a peristalse intestinal e provocando a evacuação. Age como auxiliar em casos de constipação e prisão de ventre ocasional.

A BIOTAE Extratos Botânicos possui em seu portfólio diversos extratos botânicos que podem auxiliar na saúde digestiva, garantindo qualidade e  segurança para as formulações naturais que buscam promover bem-estar e saúde.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALONSO, J. R. Tratado De Fitofármacos E Nutracêuticos. 1a Ed, São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.

BARNES, J.; ANDERSON, L. A.; PHILLIPSON, J. D. Fitoterápicos. 3a Ed, Porto Alegre: Artmed, 2012.

CAPALBO, J. L. Melhore sua saúde digestiva. Blog do Nove – Hospital Nove de Julho. 20 Jun. 2017. Disponível em: < https://www.h9j.com.br/suasaude/Paginas/Melhore-sua-sa%C3%BAde-digestiva.aspx>. Acesso em: 22 Abr. 2020.

SAAD, G. A. et al. Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciência na Prática Clínica. 2a Ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.