VARIZES: COMO SURGEM E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Por BIOTAE
11 out 2019, 12h04

Além de apenas uma complicação estética, as varizes alertam quanto a circulação do sangue venoso. Os sintomas incluem sensação de peso e fadiga nas pernas, queimação, inchaço e coceira, sintomas estes bastante comuns entre a população adulta. De fato, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), 38% dos adultos convivem com essas complicações, sendo que dentre as pessoas com 70 anos, 70% apresentam algum grau desse quadro também denominado de insuficiência venosa crônica.

As varizes são veias tortuosas e dilatadas que se desenvolvem abaixo da pele, principalmente nos membros inferiores. Para entender a formação das varizes, deve-se pensar que as veias da perna trabalham em sentido contrário ao da gravidade, sendo responsáveis pela movimentação do sangue do corpo de volta ao coração, onde será encaminhado aos pulmões para a troca do gás carbônico pelo oxigênio. Para que tal função seja cumprida com êxito, as veias possuem pequenas válvulas que funcionam regulando o direcionamento do fluxo sanguíneo. Tais válvulas se abrem para que o sangue suba e se fecham para que o mesmo não desça. Devido diversos fatores, essas válvulas podem se desgastar e não funcionar direito, deixando escapar parte desse sangue que deveria estar retornando ao coração. Como resultado, há um aumento na pressão das veias e elas se dilatam e se deformam, devido a esse sangue acumulado.

Inicialmente, as varizes se manifestam por manchas verdes ou roxas, que vão se estendendo aos poucos e, concomitantemente, causam inchaço e sensação de peso nos membros inferiores ao final do dia. Se não tratadas em sua fase inicial, as varizes podem progredir e desenvolver outras complicações como inflamações de pele, dermatites e úlceras, além de aumentarem o risco de trombose venosa em cinco vezes, segundo pesquisa do Hospital Memorial Chang Gung em Taiwan. Dentre os fatores de risco para desenvolvimento desses quadros, há aqueles os quais são imutáveis, como predisposição genética, idade e sexo, uma vez que as mulheres estão mais sujeitas a desenvolver as varizes; e também os mutáveis, dentre estes o tabagismo, sedentarismo e imobilidade, ou seja, quando a pessoa permanece sentada ou em pé por longos períodos de tempo, por exigência profissional por exemplo. Assim, em relação aos fatores de riscos mutáveis, são importantes as medidas preventivas, como a prática de exercícios físicos regulares, boa alimentação, movimentação periódica durante o dia, entre outras.

Existem diversos tratamentos para as varizes, como cirurgia, ablação a laser e outros, porém o diagnóstico precoce é de extrema importância e permite tratamentos menos invasivos, priorizando estratégias para que as varizes não progridam e não apresentem sintomas. Dentre estes tratamentos para quadros iniciais, se destacam o uso da meia elástica compressora e alguns ativos flebotônicos, que agem aumentando o tônus dos vasos sanguíneos.

Pensando em soluções naturais que auxiliem o sistema circulatório, a BIOTAE Extratos Botânicos apresenta o ativo botânico Variskin Senior Blend, produzido com os extratos padronizados de arruda e castanha-da-índia e o extrato de hamamélis que, juntos, auxiliam na saúde e bom funcionamento dos vasos sanguíneos e capilares prevenindo o desconforto e dores nas pernas causadas pelas varizes, devido às suas atividades venotônica, flebotônica, vasoprotetora e antiedematosa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALONSO, J. R. Tratado De Fitofármacos E Nutracêuticos. 1a Ed, São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.

BIERNATH, A. Varizes: por que surgem e como tratar. Saúde Abril. 29 ago. 2019. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/varizes-saiba-por-que-surgem-e-como-tratar/>. Acesso em: 09 out. 2019.

BRUNA, M. H. V. Fatores de risco para varizes que podem ser evitados. Portal Drauzio Varella. 02 jul. 2019. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/angiologia/fatores-de-risco-para-varizes-que-podem-ser-evitados/>. Acesso em: 09 out. 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que causam as varizes? Blog da Saúde. 16 dez. 2014. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/34909-o-que-causam-as-varizes>. Acesso em: 09 out. 2019.

SAAD, G. A. et al. Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciência na Prática Clínica. 2a Ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.